1) Como escolher o tipo de isolamento acústico de impacto mais adequado para cada ambiente?
R: Para iniciar a especificação é necessário definir o tipo e a espessura da laje, a espessura do contrapiso de regularização da laje, o tipo de ambiente, as especificações do piso de cobertura e a existência ou não de forro. Com essas informações básicas podemos oferecer as opções de instalação e níveis alcançáveis de atenuação. Recomendamos sempre a orientação de profissionais qualificados. A Ecoacustica oferece esta consultoria gratuitamente.
2) Qual é a melhor modalidade de instalação, abaixo ou acima do contrapiso?
R: Para obtenção de classificação intermediária de desempenho acústico de acordo com a norma NBR-15575-3 ou atenuações menores que 20dB, ambas são indicadas e os respectivos desempenhos e custos totais de aquisição e instalação se equivalem. Para atenuações maiores que 20 dB, apenas as opções abaixo do contrapiso são possíveis. Além dos aspectos mencionados, outros determinantes são a espessura mínima estimada da camada de regularização da laje (contrapiso), previsão ou não da instalação do isolamento de impacto na medida do pé direito dos ambientes e por fim, adequação das técnicas de instalação ao método e cronograma construtivo da obra. A especificação na etapa de projeto reduz os custos globais e garante o desempenho esperado.
3) Enquadramento na norma NBR-15575-3 garante conforto acústico?
R: Não necessariamente. Os níveis intermediário e especial de desempenho acústico de impacto da norma garantem apenas uma atenuação em comparação com as edificações atuais de mesmo padrão e sem qualquer tipo de isolamento, pois trata-se de uma primeira versão da mesma. A atenuação desejada para atingir níveis internacionais de conforto acústico para ruídos com propagação pela estrutura da edificação (impacto) deve ser definida na etapa de especificação de acordo com as expectativas de cada cliente. Consulte nosso departamento de engenharia para conhecer melhor a relação custo/benefício de nossos produtos Premium.
4) Quais os fatores que podem influenciar o custo final de instalação?
R: Em termos de custos de material, em geral edificações com espessura de laje inferior a 14 cm e com metas para níveis mais altos de conforto acústico de impacto, demandarão maior investimento em produtos de melhor desempenho. O mesmo vale para camadas muito finas de regularização de nível em lajes (contrapisos). Já os custos de instalação não são afetados por estes fatores, mas sim pela qualidade de rugosidade das lajes no caso de instalação abaixo do contrapiso (diretamente sobre a laje) pela necessidade de reparar afundamentos e ressaltos. Na modalidade acima do contrapiso, pelo aumento da rugosidade da superfície do contrapiso que requer maior consumo de adesivo e/ou necessidade de aplicação de camada preliminar de regularização.
5) Quais outros fatores influenciam no resultado final da instalação de isolamento acústico de impacto em edificações?
R: Como regra geral, não podem haver “pontes” de ligação rígida entre os pisos e outros elementos ligados à estrutura da edificação sob pena de haver o “flanqueamento” do som ( by- pass ou atalhos para a propagação ). Pontos de ligação entre piso e paredes/rodapés e entre contrapisos e lajes, decorrentes de erros de instalação do isolamento ou dos pisos de cobertura, afetam severamente o resultado final. Há ainda alguns cuidados com outros elementos que são fixados à estrutura (lajes e paredes) como tubos e curvas da rede hidráulica e ralos que devem sofrer envelopamento com materiais flexíveis, assim como especial atenção deve ser dada às fixações de forros às lajes e o respectivo interfaceamento com paredes.
6) Qual é o melhor momento da obra para fazer a instalação do isolamento acústico de impacto?
R.: A etapa de projeto é a melhor etapa para discussão da especificação e tipo de instalação mais adequados. Não sendo isto possível, antes da aplicação do contrapiso de regularização da laje ainda é possível escolher entre as duas opções de métodos de instalação. Após a execução do contrapiso, restará apenas a opção de instalação por colagem direta (acima do contrapiso) e que tem limitações em desempenho de atenuação, geralmente limitadas à faixa de 17-20 dB, o que ,dependendo da espessura da laje, pode não ser suficiente para obtenção dos melhores níveis de conforto acústico.
7) Isolamento acústico de impacto melhora o isolamento acústico aéreo? Pode ser usado em paredes e tetos?
R: Apenas marginalmente ou nem isso. A propagação de ruídos aéreos (música, conversação, ruído de equipamentos) se dá pelo ar e é influenciada por outros fatores além do isolamento dos pisos. É inclusive limitada por outros índices e limites pelas normas técnicas aplicáveis.
As mantas de isolamento de impacto não podem ser instaladas em paredes e tetos, pois não possuem propriedades indicadas para este tipo de aplicação.
8) Como comparar custo/benefício de produtos similares?
R: É importante ter em mente que a escala decibel (dB) usada para medir a atenuação acústica de isolamentos de impacto não é linear e sim logarítmica. Por exemplo, a diferença de performance em termos de intensidade acústica entre um produto com atenuação de 14 dB e outro de 19 dB não é 35,7%, mas sim 300%!
Outro detalhe importante é como são apresentados estes dados. No Brasil ainda não existem laboratórios para medição e/ou certificação de isolamentos acústicos de impacto, então produtos nacionais só são testados nas obras e diferentes espessuras de lajes e camadas de contrapisos afetam a leitura final, ou seja, medidas feitas em lajes mais grossas podem indicar um desempenho superior, mas quando feitas em situações menos favoráveis apresentarão resultados inferiores. As comparações devem ser sempre feitas observando-se as condições de ensaio similares. A Ecoacustica dispõe de medições certificadas para todos os produtos Kraiburg-Relastec feitas em laboratórios na Alemanha e em outros países, em lajes de 16 m² e 14 cm de espessura e contrapisos com espessura de 5,5cm seguindo rigorosamente as normas vigentes . É também a única empresa que executa medições pós-instalação conforme normas ABNT e ISO para controle de qualidade na obra. Todas as instalações e medições são cobertas por ART. Sempre procure a orientação de profissional qualificado.